VEJA NOSSAS ESPECIALIZAÇÕES

VEJA NOSSAS ESPECIALIZAÇÕES

Qualidade e excelência nos atendimentos

CONSULTAS E EXAMES DE ROTINA DENTÍSTICA RESTAURADORA E ESTÉTICA ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES IMPLANTES DENTÁRIOS ENDODONTIA PERIODONTIA PRÓTESES CIRURGIA
Saraiva Odontologia

Próteses

Laminados Cerâmicos (Facetas)

O que são facetas?

As facetas dentárias são estruturas finas que são coladas na frente dos dentes (face vestibular), podendo ser de porcelana ou de resina, proporcionando uma aparência natural e atraente.

Por que as facetas são usadas na Odontologia?

As facetas dentárias são usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal. Além dos benefícios estéticos, podem ser usadas como uma solução cosmética para realçar o brilho dos dentes e reforçar o sorriso.

Colocação de facetas

O processo típico envolve algumas consultas. Vamos nos concentrar em destacar a colocação da faceta de porcelana (laminado cerâmico) confeccionada pelo laboratório:

1. A anestesia local nem sempre é necessária para a colocação das facetas. Entretanto, dependendo da sensibilidade do paciente, ela pode ser usada, se necessário. O dentista deverá limpar o dente e determinar o formato correto para a faceta. Ele removerá uma quantidade muito pequena do esmalte para fornecer espaço para a colocação da faceta no dente;

2. É feita uma moldagem do dente para o laboratório e uma faceta em resina será colocada no dente de forma provisória;

3. Quando o laboratório entregar a faceta de porcelana (laminado cerâmico) ao dentista, a faceta provisória será removida e o dente será limpo. A faceta receberá um tratamento de superfície, lavada completamente com água e secada. Coloca-se o adesivo no preparo, e depois o cimento e a faceta são colocados, para os ajustes e contorno corretos;

4. A seguir a faceta é tratada com luz em toda a sua superfície para colagem à estrutura do dente;

5. O dentista removerá o material em excesso e fará o polimento das margens da faceta;

6. Muitos dentistas programam uma consulta de acompanhamento para verificar o conforto.

Saraiva Odontologia

Uma faceta (laminado cerâmico) bem confeccionada e bem adaptada terá longa duração.

Cuidados com as facetas

Deve-se escovar e usar o fio dental como a pessoa faria com os dentes regulares. Escovar adequadamente os dentes diariamente e usar cremes dentais com flúor não abrasivos.

Tenha em mente que as facetas terão de ser substituídas em algum momento, independentemente da maneira correta com que você cuida delas. Mas a higiene bucal ajudará a prolongar sua vida útil o mais possível.

Se você se decidir pelas facetas, deverá consultar o dentista e certificar-se de ter compreendido todo o processo e o custo. Um belo sorriso faz a pessoa se sentir melhor e pode aumentar a confiança e o bem-estar.

Prótese Fixa

De maneira geral, a prótese fixa pode ser confeccionada à base de cerâmica ou zircônia, quando o intuito for repor a coroa de um dente, e quando a pessoa perdeu um ou mais dentes naturais, com um espaço protético não muito grande e que tenha pelo menos dois dentes que podem ser usados como suporte - um posterior e um anterior ao espaço protético.

Reabilitação Oral

Consiste na realização de um conjunto de tratamentos odontológicos multidisciplinares a fim de retomar a funcionalidade, estética e saúde dentária do pacientes, através de técnicas tais como, Periodontia, Ortodontia, Implantes, Próteses Dentárias e Cirurgias.